Notícia

Jornal Brasil

Pós-Doutorado em Genética Molecular na USP Ribeirão Preto

Publicado em 28 janeiro 2016

Uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), com inscrições até 10 de fevereiro.

O bolsista selecionado atuará no Laboratório de Genética e Biologia Molecular de Fungos, junto ao projeto "Envolvimento de fatores de transcrição e vias de sinalização celular na adaptação a variações ambientais e na patogenicidade".

O objetivo central da pesquisa é entender os processos envolvidos na sinalização ambiental e os mecanismos moleculares envolvidos na regulação e na modulação da expressão gênica que permitem aos fungos sobreviver a ambientes estressantes, como pH extremos e privação de nutrientes.

O projeto está inserido no escopo do Projeto Temático Caracterização molecular de mecanismos envolvidos na patogenicidade e sinalização celular em fungos, coordenado pela professora Nilce Maria Martinez-Rossi.

É preciso ter doutorado em Bioquímica, Genética, Microbiologia, Biologia Molecular ou áreas relacionadas, concluído nos últimos cinco anos. Também é necessária experiência em microbiologia e técnicas de biologia molecular (extração de RNA, preparo de bibliotecas, análises de expressão gênica por RNAseq e RT-PCR).

Candidatos com experiência comprovada em biologia molecular de microrganismos terão preferência. São desejáveis ainda conhecimentos em análise enzimática e análise computacional de sequências em larga escala.

Candidatos interessados devem entrar em contato com o professor Antonio Rossi (anrossi@usp.br), anexando carta de apresentação, currículo com lista de publicações, cópia do diploma de doutorado e/ou documento que comprove a obtenção do título de doutor e duas cartas de recomendação.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/1008.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte Agência FAPESP