Notícia

Quimiweb

Pós-doutorado em fitoquímica na Universidade de Franca

Publicado em 05 outubro 2021

Por Agência FAPESP

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o Projeto Temático “Realização de estudos químicos, analíticos, biológicos, farmacológicos e tecnológicos para preenchimento das lacunas no desenvolvimento do setor de própolis brasileiro”. As inscrições se encerram no domingo (10/10).

As atividades do bolsista serão realizadas na Universidade de Franca (Unifran), sob supervisão do professor Sérgio Ricardo Ambrósio, um dos principais pesquisadores do Projeto Temático vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP).

O pós-doutorando participará de um estudo fitoquímico de diferentes tipos de própolis brasileiras (verde, marrom e vermelha), para isolamento em escala semipreparativa de seus componentes.

Os compostos isolados serão identificados por meio de técnicas espectrométricas e espectroscópicas. Também serão realizados estudos de biotransformação de compostos majoritários isolados utilizando-se, principalmente, das linhagens fúngicas Cunninghamella echinulata e Cunninghamella elegans.

O bolsista deverá ter experiência demonstrada no isolamento de metabólitos secundários de plantas utilizando diferentes técnicas cromatográficas, como colunas cromatográficas abertas, HPLC, HSCCC, cromatografia preparativa tipo Flash, entre outras. Também será importante ter experiência na identificação e determinação estrutural dos metabólitos isolados, por meio de técnicas espectroscópicas e espectrométricas, destacando-se a ressonância magnética nuclear de carbono e hidrogênio unidimensional e bidimensional.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4506.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Republicar

Fonte: Agência FAPESP