Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Fisiologia Respiratória com Bolsa da FAPESP

Publicado em 31 maio 2017

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Núcleo retrotrapezoide, quimiossensibilidade central e automaticidade respiratória” está com seleção aberta para uma posição de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP na área de Fisiologia Respiratória.

A pesquisa é conduzida no Laboratório de Neurobiologia Respiratória do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. O Temático é coordenado pelo professor Thiago dos Santos Moreira .

O bolsista selecionado desenvolverá um projeto que visa avaliar se mutações no gene PHOX2B podem afetar o processo de quimiorrecepção central e comprometer a função respiratória durante o desenvolvimento.

O candidato deverá ter experiência nas seguintes técnicas: injeções intraencefálicas de fármacos e vetores virais; registros de parâmetros respiratórios e cardiovasculares em animais acordados; eletrofisiologia in vivo; conhecimento de técnicas de opto e farmacogenética; imuno-histoquímica; microscopia; métodos de análise de expressão de genes.

Além disso, são requisitos necessários: independência no desenvolvimento das técnicas, interesse e motivação para o desenvolvimento dos experimentos, colaboração com a equipe de trabalho e conhecimento avançado em inglês.

A seleção será por meio de análise de currículos. Os candidatos interessados deverão enviar e-mail para tmoreira@icb.usp até 2 de junho de 2017 com as seguintes informações: curriculum vitae atualizado; carta de referência de dois pesquisadores vinculados à área do projeto em questão.

A oportunidade está publicada em: fapesp.br/oportunidades/1558 .

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd .

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades .