Notícia

SIS Saúde

Pós-doutorado em fisiologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 27 fevereiro 2012

O Projeto Temático "Sistema renina-angiotensina e calicreína-cininas na hipertensão, obesidade, diabetes, desnutrição e sepses: mecanismos moleculares, celulares e fisiopatológicos", financiado pela FAPESP, tem uma posição de pós-doutorado aberta para processo seletivo.

O projeto é coordenado pela professora Dulce Elena Casarini na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O sistema renina-angiotensina (SRA) é reconhecido como um poderoso determinante da homeostase e da hemodinâmica renal e cardiovascular e sua relação com diferentes processos fisiopatológicos ainda não é bem compreendida, destaca Casarini.

A influência do SRA sobre as funções cardiovasculares e renais é extremamente ampla e complexa, envolvendo múltiplos mediadores, receptores e mecanismos variados. O Projeto Temático visa dar continuidade e propor novos estudos sobre o papel desse sistema nos processos fisiopatológicos como a hipertensão arterial, obesidade e diabetes.

Dessa forma, o subprojeto ao qual está vinculada a presente posição de pós-doutorado, tem por objetivos: 1) caracterizar o SRA em artérias de resistência nesse modelo experimental; 2) estudar se um polimorfismo do SRA, experimentalmente caracterizado por diferentes números de cópias do gene da ECA (enzima conversora de angiotensina), promove remodelamento e disfunção endotelial em artérias de resistência; 3) verificar se tais polimorfismos influenciam na magnitude das alterações metabólicas, hemodinâmicas e vasculares frente ao consumo crônico de frutose, um hábito alimentar que induz o desenvolvimento de síndrome metabólica.

O profissional a ser selecionado para essa posição deverá ter sólida formação em fisiologia cardiovascular e mecanismos de regulação da pressão arterial, com experiência em avaliação hemodinâmica direta em animais e estudo da reatividade vascular em vasos isolados.

É também desejada experiência em análise e processamento de sinais biológicos, sobretudo análise da variabilidade da frequência cardíaca e pressão arterial e em técnicas de análises histológica e molecular.

As inscrições deverão ocorrer exclusivamente por e-mail, com a documentação enviada em arquivo formato PDF para a professora Dulce Casarini (dulce@nefro.epm.br) até o dia 29 de fevereiro de 2012.

No ato da inscrição por e-mail, o candidato deverá apresentar currículo atualizado e carta manifestando motivações e qualificações para a posição. A seleção do bolsista será realizada pela análise da documentação recebida e avaliação dos currículos dos candidatos habilitados.

O resultado será enviado por e-mail ao candidato selecionado a partir do dia 1º de março de 2012.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Autor: Redação

Fonte: Agência FAPESP