Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Fisiologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 26 abril 2017

Agência FAPESP – A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Fisiologia com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 28 de abril.

A bolsa está vinculada ao Projeto “ Alterações fisiopatológicas durante a inflamação sistêmica “, que tem Luiz Guilherme de Siqueira Branco e Evelin Capellari Cárnio como pesquisadores principais.

O Projeto Temático visa estudar a síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS), um estado inflamatório que afeta todo o organismo e representa grave risco à vida do indivíduo. A sepse e sua complicação mais comum (choque séptico) fazem parte desta síndrome e são as maiores causas de mortes em Unidades de Terapia Intensiva em todo o mundo, apesar dos grandes avanços tecnológicos recentes.

A administração sistêmica de endotoxina (lipopolissacarídeo – LPS) vem sendo amplamente utilizada como modelo de estudo da sepse em animais experimentais.

Nos últimos 20 anos, os laboratórios da FORP utilizam esse modelo para desvendar os mecanismos envolvidos nas respostas ao desafio imune, relacionados à participação dos neuromoduladores gasosos (óxido nítrico, monóxido de carbono e sulfeto de hidrogênio) que agem no sistema nervoso central durante a inflamação sistêmica.

O presente projeto pretende tornar esta produção mais eficiente, viabilizando o aumento do número de alunos e pesquisadores envolvidos, expandindo o conhecimento sobre as alterações nervosas, hormonais, cardiovasculares, termorreguladoras e comportamentais durante e após a inflamação sistêmica experimental induzida por injeção de endotoxina.

O bolsista será responsável pela condução de um dos subprojetos: “Efeito da estimulação vagal durante desafio imune por LPS em ratos normotensos e espontaneamente hipertensos”.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado (ou estar em fase de conclusão) e possuir preferencialmente experiência com pesquisa em Ciências Fisiológicas. A seleção terá como base o currículo dos candidatos e o seu potencial de contribuição para a área do Projeto Temático.

Os interessados devem encaminhar, em um único arquivo em formato PDF, duas cartas de recomendação, uma carta de interesse (incluindo detalhes de pesquisas já realizadas) e Currículo Lattes para Luiz Guilherme S. Branco no endereço branco@forp.usp.br Questionamentos também podem ser direcionados para o mesmo endereço eletrônico.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1476/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.