Notícia

Planeta Universitário

Pós-Doutorado em Fisiologia Cardiovascular com Bolsa da FAPESP

Publicado em 21 março 2017

O Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Fisiologia Cardiovascular com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 31 de março. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Fisiopatologia experimental: mecanismos centrais de controle cardiovascular e respiratório envolvidos em modelos experimentais de hipertensão e obesidade”.

O bolsista vai integrar a equipe do subprojeto "Efeitos anti-hipertensivos produzidos pela inibição da catalase sistemicamente ou centralmente em ratos SHR ou com hipertensão 2R1C” que investiga em ratos hipertensos (SHR ou 2R1C): a pressão arterial e a atividade nervosa simpática renal e esplâncnica nos animais tratados com ATZ (bloqueador da catalase); possíveis modificações de respostas pressoras produzidas por injeções de glutamato ou angiotensina II no PVN e/ou na RVL em ratos tratados previamente com ATZ subcutaneamente ou H2O2 nas mesmas áreas centrais; alterações da pressão arterial em animais tratados com infusão de H2O2 ou losartan (antagonista AT1) no ventrículo lateral combinada com ATZ subcutaneamente por sete dias; e alteração na formação de ROS (superóxido) e na ativação de micróglia no hipotálamo e RVL em animais tratados com infusão de ATZ subcutaneamente.

O candidato deve ter o título de doutor. É desejável que tenha experiência com a técnica de estereotaxia, registro de atividade simpática, imuno-histoquímica, imunofluorescência, microinjecões de substâncias químicas no encéfalo, canulação de artérias e veias e registro de pressão arterial e frequência cardíaca em ratos não anestesiados.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse e duas cartas de recomendação para José Vanderlei Menani, pesquisador principal e supervisor do projeto, no e-mail menani@foar.unesp.br.

A oportunidade está publicada em: http://www.fapesp.br/oportunidades/1461/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP