Notícia

Boa Informação

Pós-Doutorado em Física e Química com Bolsa da FAPESP

Publicado em 28 outubro 2016

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Física e Química. O prazo de inscrição encerra em 1º de novembro.

O bolsista irá integrar a equipe de pesquisa do CDMF na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. Integrará a equipe de pesquisadores que desenvolve uma nova geração de superfícies de base de Ti biomultifuncional para implantes osseointegrados.

Titânio e ligas à base de Ti são, atualmente, os materiais metálicos mais amplamente utilizados para implantes dentários e ortopédicos. Entende-se que a topografia da superfície em escala nano ou micrométrica, a química de superfície, a adsorção de proteínas, a formação de biofilmes e a estrutura das camadas de superfície exterior do implante influenciam fortemente a interação de implantes com células e microrganismos.

O objetivo do projeto do CDMF é fazer avançar o conhecimento científico sobre diferentes técnicas de modificação de superfície, a fim de se obter superfícies biologicamente seletivas, promovendo simultaneamente uma adequada adesão de células osteoblásticas, redução das possibilidades de colonização por microrganismos indesejados, juntamente com resistência a alta corrosão e tribocorrosão.

O projeto visa estudar e otimizar tratamentos de superfície para se obter diferentes micro e nanotopografias e a funcionalização. Além disso, a imobilização de moléculas orgânicas e nanopartículas antimicrobianas também será estudada.

Os candidatos devem demonstrar experiência em técnicas de funcionalização de superfícies e técnicas de caracterização com XPS, AFM e espectroscopia Raman.

Os interessados devem enviar ao pesquisador principal do projeto, Paulo Noronha Lisboa Filho, carta de interesse para esta posição, curriculum vitae resumido com grau acadêmico, publicações e documentos comprovando experiência na área e duas cartas de recomendação para o endereço plisboa@fc.unesp.br.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1278/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se alternar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte: Rede Notícia