Notícia

Esteta

Pós-doutorado em Física da Matéria Condensada com Bolsa da FAPESP

Publicado em 25 fevereiro 2014

O Projeto Temático “Estudo e Desenvolvimento de Novos Materiais Avançados: Eletrônicos, Magnéticos e Nanoestruturados - uma abordagem interdisciplinar”, apoiado pela FAPESP, tem uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa na Universidade Federal do ABC (UFABC).

O bolsista atuará na área de Física da Matéria Condensada – Experimental e participará do subprojeto “Estudo de sistemas nanoestruturados (síntese, caracterização e manipulação)”.

Um dos objetivos do projeto é produzir materiais massivos poli e monocristalinos com potencial para aplicações em dispositivos termoelétricos, filmes finos de óxidos metálicos aplicados como eletrodos em dispositivos fotovoltaicos, sistemas nanoparticulados isolantes e metálicos com características paramagnéticas e magnéticas.

Espera-se que os candidatos tenham experiência em sínteses e caracterização de materiais e que tenham trabalhado na área de magnetismo, supercondutividade ou termoelétricos, utilizando técnicas de resistividade elétrica, calor específico, suscetibilidade magnética, difração de raios X, entre outros.

Os interessados em participar da seleção devem encaminhar carta de interesse, resumo da tese de doutorado e curriculum vitae para a pesquisadora principal Raquel Ribeiro (raquel.ribeiro@ufabc.edu.br).

A data-limite para inscrições é 12 de março de 2014. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/560.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP