Notícia

Revista Aviação Notícias

Pós-Doutorado em Finanças Computacionais no ITA

Publicado em 27 outubro 2016

Agência FAPESP - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Finanças Computacionais no âmbito do Programa de Pesquisas em eScience da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 31 de outubro.

O bolsista participará do projeto "Aplicação de técnicas de inteligência computacional e de análise de Big Data em um experimento com sistemas multiagentes na área de finanças", a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Essex, Reino Unido.

Essa pesquisa pretende empregar diferentes técnicas de inteligência computacional (aprendizagem por reforço, algoritmos genéticos e lógica fuzzy) e análise de Big Data em experimentos de sistemas multiagentes (simulação do modelo baseado em agentes de um leilão duplo) de finanças. Os objetivos são a investigação da capacidade das técnicas de inteligência computacional em modelar a aprendizagem e a evolução dos agentes nos mercados financeiros, o estudo do uso de índice de performance multicritérios com o objetivo de reproduzir o processo de aprendizado dos agentes e a análise das consequências do comportamento desses agentes para os mercados financeiros como um todo.

O candidato deve ter obtido o título de doutorado em Finanças Computacionais ou em área similar há menos de sete anos e ter experiência em finanças computacionais, inteligência artificial, análise de dados e sistemas multiagentes. Fluência avançada em inglês e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares são requisitos obrigatórios para os candidatos e devem ser comprovados.

Os interessados devem enviar Currículo Lattes, carta de interesse e pelo menos uma carta de recomendação para o pesquisador principal do projeto, Cairo L. Nascimento, da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, no endereço cairo@ita.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1303/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.