Notícia

Portal Inovação MCT

Pós-doutorado em fenologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 16 janeiro 2012

O projeto de pesquisa "Diversidade florística e padrões sazonais dos campos rupestres e cerrado" oferece oportunidade de pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP no Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O projeto é coordenado pela professora Patrícia Morellato e foi selecionado em chamada lançada pelas fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de São Paulo (FAPESP), Minas Gerais (Fapemig) e Pará (Fapespa) com a Vale S.A.

A pesquisa é parte de uma rede de investigação (Recuperar) que enfoca a diversidade, padrões temporais (fenologia), reprodução, ecofisiologia e adaptação de plantas em campos rupestres e cerrado.

O projeto busca oferecer subsídios sólidos para a conservação e recuperação de campos rupestres e cerrados. A vaga requer candidatos com título de doutor em ciências biológicas, ecologia e áreas afins, com experiência em redes de interação ecológica, polinização e em pesquisas com enfoque em biogeografia de ilhas e base em análise estatística de dados ecológicos.

O trabalho de pesquisa consistirá em: (1) desenvolver pesquisa de campo em fenologia e biologia da polinização em áreas de campos rupestres e cerrados em São Paulo e Minas Gerais; (2) esta pesquisa deverá ser desenhada de forma a entender como as redes de interações planta-polinizador variam temporalmente e espacialmente.

O candidato deverá participar da rotina do Laboratório de Fenologia, colaborar na elaboração de projetos e redação de manuscritos. A interação com estudantes de graduação e pós-graduação também representa uma das atividades.

Como o projeto deverá entender padrões ecológicos e evolutivos em redes de interações mutualísticas e sua implicação para conservação, experiência prévia em trabalhos com redes de interações e seus padrões espaciais e/ou temporais é requisito importante no processo de seleção.

Interessados devem enviar para seleção, até o dia 25 de janeiro de 2012, carta de manifestação de motivação/interesse, curriculum vitae e duas cartas de recomendação (formato PDF) à professora Patrícia Morellato (pmorella@rc.unesp.br). O resultado será divulgado até o dia 30 de janeiro de 2012.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.