Notícia

Protec - Pró-Inovação Tecnológica

Pós-doutorado em Farmacologia com bolsa da FAPESP

Publicado em 17 julho 2019

Por Agência FAPESP

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível no projeto “Efeito de fármacos marinhos em Peixe Zebra e na linhagem ZFL - emphasis”, conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). O prazo de inscrição termina em 25 de julho de 2019.

O projeto de pós-doutoramento priorizará o uso de modelos de peixe-zebra (zebrafish) para abordar os princípios dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) como uma alternativa potencial para testes in vivo. Protocolos de acesso à citotoxicidade, genotoxicidade e metabolismo de compostos marinhos utilizados em fármacos serão usados para caracterizar as respostas dos testes in vitro.

O trabalho tem como objetivos principais: avaliar possíveis efeitos que os produtos marinhos podem ter no meio aquático; estimar o potencial das linhagens celulares para servir como modelos ecotoxicológicos alternativos na avaliação de antineoplásicos; e avaliar e validar os efeitos ecotoxicológicos de novos produtos marinhos.

Os candidatos devem ter experiência comprovada (por meio de artigos, teses e vivências dentro ou fora do Brasil) em estudos envolvendo cultivo celular, ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade e citometria de fluxo. É desejável experiência anterior com modelos zebrafish e metabolismo de fármacos.

Os interessados devem encaminhar curriculum vitae, carta de interesse e duas cartas de recomendação para o e-mail da coordenadora do projeto, a professora Leticia Veras Costa Lotufo (costalotufo@usp.br), indicando como assunto “Post-doc Emphasis – Candidate’s Name”.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2971.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.