Notícia

Plantão News (MT)

Pós-doutorado em farmacologia com bolsa da Fapesp

Publicado em 01 julho 2018

O Projeto Temático “Nitrato e nitrito de sódio: dos mecanismos à terapêutica anti-hipertensiva”, conduzido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, tem disponível uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição termina em 30 de junho de 2018.

O objetivo do projeto é identificar mecanismos ativados pelo tratamento com nitrito ou nitrato de sódio em modelos animais de hipertensão, bem como cultura de células. São realizados estudos de nitrosoproteômica vascular e cardíaca visando determinar quais proteínas são nitrosiladas após tratamento com nitrito de sódio por via oral.

O candidato deverá ter formação preferencialmente em farmacologia cardiovascular, com sólidos conhecimentos em farmacologia e fisiologia cardiovascular.

Exige-se para a vaga amplo domínio de técnicas cirúrgicas utilizadas em modelos de doenças cardiovasculares em roedores, entre elas indução de hipertensão dois rins, um clipe, canulação de artérias e veias, obtenção de tecidos para análises bioquímicas.

O candidato também deverá ter domínio em medir nitrato, nitrito, nitrosotióis e nitrosaminas em líquidos biológicos e em tecidos utilizando técnicas de quimioluminescência e outros bioquímicos. Deverá conseguir trabalhar preferencialmente com analise nitrosoproteômica de amostras coletadas dos animais.

Os interessados devem enviar e-mail para o professor José Eduardo Tanus dos Santos (tanus@fmrp.usp.br), coordenador do projeto, com carta de interesse, curriculum vitae atualizado e texto explicando como a formação contempla o perfil desejado.

Mais informações sobre a vaga estão em www.fapesp.br/oportunidades/2172.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp