Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Farmacologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 10 agosto 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em uso de ferramentas de metabolômica na prospecção de compostos com atividade anticâncer com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 15 de agosto de 2017.

A Bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Abordagem integrada na prospecção sustentável de produtos naturais marinhos: da diversidade a substâncias anticâncer”, ligado ao Programa BIOTA-FAPESP.

O projeto irá priorizar o uso de modelos holobiontes, em especial as ascídias, para o entendimento dos complexos padrões de interação entre a microbiota e seu hospedeiro, baseando-se na análise de grande volume de dados gerados a partir das chamadas técnicas ômicas para o entendimento dessa relação e suas implicações funcionais.

Durante o trabalho, o bolsista usará modelos de ascídias para traçar perfil metabolômico em diferentes localidades da costa brasileira e ilhas oceânicas para, a partir de uma análise integrativa, acessar quais compostos estão sendo produzidos pelo animal e qual sua relação biossintética com a microbiota. O bolsista também irá organizar os conhecimentos gerados de impressão digital metabolômica de matrizes complexas, como invertebrados e sedimento em bancos de dados, na tentativa de estabelecer modelos de expressão funcional da relação entre o hospedeiro e sua microbiota associada.

Os candidatos devem ter experiência comprovada (artigos, tese e experiências no Brasil e no exterior) em estudos com produtos naturais, com técnicas analíticas como cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-MS), cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas (LC-MS/MS) e MALDI-TOF, além de conhecimento para utilização da base de dados Global Natural Product Social Molecular Networking (GNPS) e isolamento e caracterização estrutural de produtos naturais.

Os interessados devem encaminhar curriculum vitae (ou link do currículo Lattes, para brasileiros), carta de interesse e duas cartas de recomendação para a pesquisadora principal do projeto, Leticia Veras Costa Lotufo (costalotufo@usp.br), com o assunto “postdoc opportunity”.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.