Notícia

Quimiweb

Pós-doutorado em farmácia na USP

Publicado em 12 agosto 2021

Agência FAPESP – Duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP, vinculadas ao Projeto Temático “Caracterização genômica, epigenômica e farmacogenômica de portadores de hipercolesterolemia familial na população brasileira”, estão com inscrições abertas até 30 de agosto de 2021.

Conduzido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), o projeto propõe a análise genômica, epigenômica e farmacogenômica de portadores de hipercolesterolemia familial, ou seja, que apresentam predisposição genética a desenvolver níveis altos de colesterol no sangue.

Os pós-doutorandos vão trabalhar na interface entre as ciências computacionais e experimentais, liderando um projeto de modelagem estrutural computacional e design molecular para novos medicamentos para o tratamento de doenças cardíacas, aplicando abordagens in silico, como modelagem de homologia, docking de proteínas, triagem de ligantes virtuais, quimioinformática e dinâmica molecular.

O trabalho envolve uma estreita colaboração com experimentalistas que trabalham no campo da biologia estrutural PCSK9. Além de realizar experimentos computacionais, os bolsistas devem fazer apresentações regulares em reuniões internas e estendidas do grupo e escrever artigos sob a orientação do mentor.

Interessados devem enviar e-mail para o professor Mario Hiroyuki Hirata (mhhirata@usp.br).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4396 e www.fapesp.br/oportunidades/4397.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP