Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Estudos da Violência na USP

Publicado em 03 junho 2015

Agência FAPESP – O Núcleo de Estudos da Violência (NEV), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, dispõe de três oportunidades de bolsas de pós-doutorado para o desenvolvimento de pesquisa no programa Building Democracy Daily: human rights, violence and institutional trust (Construindo a Democracia no Dia a Dia: direitos humanos, violência e confiança institucional).

A pesquisa se desenvolve na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do programa de pesquisa, segundo o pesquisador principal do NEV, Sérgio França Adorno de Abreu, é analisar como a legitimidade de instituições fundamentais para a democracia é construída ou comprometida, explorando os contatos entre os cidadãos e os funcionários públicos de serviços em áreas representativas na cidade de São Paulo.

A data limite para inscrição é 15 de junho de 2015. As oportunidades estão abertas e brasileiros e estrangeiros.

As bolsas têm a duração de um a três anos. Os candidatos devem apresentar um projeto específico em um dos seguintes temas: Políticas públicas e inovação; Inovação em justiça criminal e resistência à mudança; e Teoria e metodologia de estudos longitudinais e sobre legitimidade e confiança institucional. Há uma vaga para cada um dos temas.

A seleção será feita em duas fases. Na primeira serão analisados os documentos necessários para inscrição: Curriculum vitae (Lattes, para brasileiros), carta explicando como a bolsa pode contribuir para o desenvolvimento profissional do candidato, duas cartas de recomendação, cópia digital de resumo da tese de doutoramento e indicação da versão on-line, cópia digital de três publicações mais relevantes ou indicação on-line e projeto de pesquisa de 5 a 10 páginas, somente em inglês. Na segunda fase serão feitas entrevistas.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

A oportunidade de bolsa está publicada em fapesp.br/oportunidades/840.

O endereço para envio dos documentos é nevselecao@gmail.com.

Para solucionar dúvidas referentes ao programa de pesquisa e ao processo seletivo escrever para nevusp@gmail.com.

Mais informações sobre o Núcleo de Estudos da Violência: cepid.fapesp.br/centro/24.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado de FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no siteFAPESP-Oportunidades.