Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em epidemiologia psiquiátrica na USP com Bolsa da FAPESP

Publicado em 09 março 2018

Agência FAPESP – Duas vagas de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, estão disponíveis na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP junto ao Projeto Temático “Mortalidade nos Transtornos Mentais”, com apoio da FAPESP e do Sistema Estadual de Análise de Dados e coordenação do professor Paulo Rossi Menezes. As inscrições podem ser feitas até 11 de março de 2018.

O projeto tem como objetivo estimar a mortalidade geral e por grupos de causas específicas associadas a diversos transtornos mentais, assim como estimar o excesso de mortalidade associado aos transtornos mentais, por meio da comparação com a população geral e com grupos controle sem transtornos mentais.

A pesquisa também identificará fatores biológicos, clínicos e sociais associados a maior risco de óbito em pessoas com transtornos mentais. Serão utilizados quatro bancos de dados de amostras distintas, provenientes da população pertencente ao 13º Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo, com sede em Ribeirão Preto.

Os candidatos devem ter formação em áreas relacionadas à saúde, com doutorado em áreas afins, como psicologia, psiquiatria, saúde mental, saúde pública, epidemiologia, saúde coletiva, entre outras. É esperado que os candidatos demonstrem conhecimentos, habilidades e competências em psicopatologia, epidemiologia, informática, tecnologia da informação e na análise e interpretação de dados biológicos e psicossociais como fatores de risco para os transtornos mentais.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato pdf, e devem ser enviadas para a professora Cristina Marta Del Ben (delben@fmrp.usp.br), pesquisadora principal do projeto.

Os documentos necessários para a inscrição são curriculum vitae atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa e indicação de dois pesquisadores ativos como referências e respectivos endereços eletrônicos para contato.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1962.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.