Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Epidemiologia Molecular da Malária com Bolsa da FAPESP

Publicado em 13 dezembro 2017

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Bases científicas para a eliminação da malária residual na Amazônia brasileira” dispõe de uma vaga de pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra no dia 22 de dezembro de 2017.

As atividades do projeto serão realizadas no Vale do Juruá (Acre), que concentra 20% dos casos de malária registrados no Brasil. O objetivo da pesquisa é testar a hipótese de que os portadores assintomáticos de infecção influenciam decisivamente para a manutenção da malária residual.

O bolsista receberá treinamento em gerenciamento, em análise de dados epidemiológicos e em análise espacial. Será responsável tanto pela criação e gerenciamento de banco de dados como pela análise estatística e espacial desses dados, contribuindo para a redação de relatórios e artigos.

O candidato precisa ter título de doutor em área correlata ao projeto, como, por exemplo, Epidemiologia, Saúde Pública, Parasitologia e Estatística. A vaga exige: experiência em projetos envolvendo análise epidemiológica; domínio de programas de análise estatística como Stata e R; conhecimentos básicos de programação; domínio da língua inglesa (escrita e falada) e do português ou espanhol; e disponibilidade para viagens (realização de trabalho de campo no estado do Acre). Experiência com métodos moleculares de genotipagem e sequenciamento genômico é desejável.

Os interessados devem enviar e-mail para o professor coordenador do projeto, Marcelo Urbano Ferreira (muferrei@gmail.com), contendo curriculum vitae, carta de apresentação justificando o interesse na vaga e contatos (nome, instituição, telefone e e-mail) de dois a três pesquisadores que possam dar informações sobre o candidato.

Mais informações sobre a vaga disponíveis em fapesp.br/oportunidades/1750.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.