Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Eletroquímica na USP com Bolsa da FAPESP

Publicado em 04 maio 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Eletroquímica dos Materiais e em Eletroquímica com Bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrição encerram em 10 de maio.

As duas bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “Otimização das propriedades físico-químicas de materiais nanoestruturados e suas aplicações em reconhecimento molecular, catálise e conversão/armazenamento de energia” que tem Roberto Manoel Torresi como pesquisador responsável.

Na primeira bolsa, em Eletroquímica dos Materiais, o trabalho tem como base filmes finos de nanopartículas de óxidos de metais de transição (níquel, cobre) ou metais nobres (Au, Pt, Pd) sintetizadas com estrutura e/ou faces definidas, encapsuladas em polímeros condutores (polipirrol, polianilina e PEDOT).

Os candidatos a esta bolsa devem ter expertise em técnicas eletroquímicas em geral e de caraterização física (SEM, TEM, espectroscopias vibracionais, RX, ICP-OES etc.). É desejável que apresentem conhecimentos em técnicas de cultura de células e bioquímica.

Os interessados devem enviar carta justificando o interesse na vaga, curriculum vitae atualizado ou link para o Currículo Lattes e e-mail e telefone de dois pesquisadores para referências para Susana Inês Cordoba de Torresi no endereço storresi@iq.usp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1518/.

A segunda bolsa está vinculada à identificação de novos modos de armazenamento energético, nos quais se enquadram os capacitores eletroquímicos (CE) e as baterias de íons metálicos (Li+ e Na+, por exemplo).

Utilizando técnicas eletroquímicas, o projeto procurar explorar os limites entre capacitores e baterias e entender as origens da capacitância e o comportamento eletroquímico dos eletrodos que compõem o dispositivo. A meta é produzir eletrodos com boas qualidades físicas e eletroquímicas e estudar sua performance em líquidos iônicos que vêm sendo desenvolvidos no grupo com ampla janela eletroquímica e boa propriedade de transporte.

Os candidatos a esta bolsa devem ter expertise em técnicas eletroquímicas em geral e de caraterização física (SEM, TEM, espectroscopias vibracionais, RX, ICP-OES etc.).

Os interessados devem enviar carta justificando o interesse na vaga, curriculum vitae atualizado ou link para o Currículo Lattes, além de e-mail e telefone de dois pesquisadores para referências para Roberto Manoel Torresi no endereço rtorresi@iq.usp.br.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1519/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.