Notícia

Portal Gazeta de São Carlos

Pós-doutorado em Eletroquímica e Eletrocatálise com Bolsa da FAPESP

Publicado em 28 setembro 2017

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Eletroquímica e Eletrocatálise com Bolsa da Fundação. O prazo de inscrição termina no dia 11 de outubro de 2017.

O bolsista integrará a equipe de pesquisadores do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) da UFSCar, apoiado pela FAPESP e pela empresa GlaxoSmithKline (GSK) no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE)/Centros de Pesquisa em Engenharia. O projeto investiga materiais catalíticos para redução de CO2.

A vaga exige experiência comprovada no desenvolvimento de reações envolvendo catálise assimétrica homogênea – a aplicação de catálise assimétrica na síntese de moléculas bioativas será considerada um adicional. Os candidatos devem apresentar experiência em técnicas eletroquímicas em geral e em síntese de nanopartículas metálicas e de catalisadores suportados.

Além disso, é desejável que o candidato tenha familiaridade com diferentes técnicas de caracterização física, tais como: energia dispersiva de raios X (EDX), difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de transmissão (TEM), espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), absorção de raios X (XAS); conhecimento em espectroscopia vibracional de absorção na região do infravermelho e/ou técnicas cromatográficas. Experiência em língua inglesa e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares também são desejáveis, assim como experiência em obtenção, caracterização física e eletroquímica de catalisadores nanoestruturados.

Os interessados devem enviar um e-mail para Lucia H. Mascaro, via e-mail (lmascaro@ufscar.br), contendo os seguintes documentos, em formato pdf: 1) Carta de apresentação, na qual o candidato explicita sua motivação e a experiência no tema; 2) Carta de recomendação; 3) Curriculum vitae ou Currículo Lattes.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP