Notícia

Jornal Brasil

Pós-Doutorado em Ecologia Viral na USP Ribeirão Preto

Publicado em 17 fevereiro 2016

Uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da FAPESP está disponível na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). O prazo para inscrições vai até o dia 23 de fevereiro.

A oportunidade, para início imediato, integra o Projeto TemáticoEstudos com Bunyaviridae causadores de doença.

O candidato selecionado atuará no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP, junto ao subprojeto “Pesquisa de hantavírus e outros vírus de pequenos mamíferos selvagens incluindo seus ectoparasitos”.

Os objetivos do trabalho serão detectar hantavírus pela técnica de metagenoma viral e RT-PCR em pequenos mamíferos selvagens; identificar e analisar a dinâmica populacional de potenciais reservatórios naturais dos hantavírus detectados; modelar e analisar os fatores de risco ambientais e ecológicos que possam influenciar na infecção viral dos animais infectados e que possam afetar o homem; analisar a diversidade (viroma), evolução e filogeografia dos vírus detectados nas diversas espécies de pequenos mamíferos capturados; isolar, caracterizar filogeneticamente e analisar a cinética de infecção dos hantavírus e outros vírus detectados em seus reservatórios naturais.

Para candidatar-se, é preciso ter título de doutor em Imunologia, Virologia ou áreas correlatas, adquirido nos últimos cinco anos.

Também é necessário ter experiência comprovada em trabalho de campo com captura de pequenos mamíferos selvagens; experiência em técnicas de RT-PCR, ELISA, imunofluorescência, cultivo celular e isolamento viral, PCR em tempo real; conhecimentos e experiência em bioinformática, bioestatística e em laboratório de nível de biossegurança 3; conhecimentos em ecologia de pequenos mamíferos selvagens e experiência em manipulação de animais de laboratório.

Interessados devem enviar um arquivo PDF para Luiz Tadeu Moraes Figueiredo no endereço ltmfigue@fmrp.usp.br.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1016.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte Agência FAPESP