Notícia

Planeta Universitário

Pós-Doutorado em Ecologia Química com Bolsa da FAPESP

Publicado em 22 maio 2015

O Projeto Temático “Dimensões da Biodiversidade US-Biota São Paulo: Interações multitróficas quimicamente mediadas em gradientes nos trópicos”, apoiado pela FAPESP, dispõe de uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado no Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP). O projeto integra o Programa BIOTA-FAPESP e o acordo de cooperação da FAPESP com a National Science Foundation (NSF) e seu programa Dimensions of Biodiversity.

O Temático envolve o estudo das interações entre espécies de Piper (plantas), herbívoros e seus parasitoides por meio de estudos de campo, laboratório e aplicação de métodos estatísticos.

Ele se desenvolve no IQ-USP e no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa será realizada em diversas Unidades de Conservação, onde serão feitos estudos intensivos visando quantificar as ocorrências por meio de protocolos de coleta.

Os estudos de laboratório envolverão a determinação da diversidade metabólica e taxonômica, estudos de herbivoria, sequestro e biotransformação durante processos digestivos.

Os candidatos podem ter doutorado em biologia, química, bioquímica e áreas correlatas e experiência em sistemática ou ecologia de insetos, ecologia química, metabolômica e/ou biologia molecular.

A data-limite para inscrições é 30 de junho de 2015. Informações adicionais podem ser obtidas com os pesquisadores principais do projeto temático: Massuo Jorge Kato (majokato@iq.usp.br ou www2.iq.usp.br/docentes/majokato) e André Victor Lucci Freitas (baku@unicamp.br ou www.ib.unicamp.br/pos_ecologia/baku).

A oportunidade está publicada em: http://fapesp.br/oportunidades/814. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades

Agência FAPESP