Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Ecologia Microbiana e Bioinformática com Bolsa da FAPESP

Publicado em 10 julho 2017

Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado está disponível no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (USP) para o Projeto Temático “Dimensões US-Biota-São Paulo: Integrando as dimensões da biodiversidade microbiana ao longo da mudança de uso da terra em florestas tropicais” . Prazo de inscrição vai até 14 de julho de 2017.

Supervisionado pela professora Tsai Siu Mui , o projeto visa estudar Bacteria/Archaea envolvidas no consumo/emissão de metano em solos sob diferentes usos da terra em comparação com a floresta natural. Serão investigados vários recursos metabólicos por meio da modelagem in silico e integração funcional de dados -omics.

Os candidatos devem apresentar conhecimento prévio em microbiologia ou áreas correlatas e também ter habilidades em análises independentes da cultura de comunidades microbianas, como extração de DNA/RNA, sequenciamento de DNA, bioinformática, modelagem e análises estatísticas.

Além disso, é desejável conhecimentos em software e plataformas para análises em larga escala (MG-RAST, QIIME, IMG/M, entre outros) e também conhecimentos em diferentes linguagens computacionais como Python, Unix E R para análises estatísticas e modelagem. O bolsista será envolvido em todas as etapas da aquisição de dados microbiológicos, usando 12CH4 e 13CH4, incluindo a participação em expedições.

Os candidatos deverão mandar e-mail para tsai@cena.usp.br com a seguinte documentação anexada: duas cartas de referência, curriculum com artigos publicados evidenciando as habilidades para conduzir o projeto e resumo da tese de doutorado.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1643 .

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O bolsista selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd .

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades .