Notícia

Revista Amazônia

Pós-doutorado em Ecologia Microbiana e Bioinformática com Bolsa da FAPESP

Publicado em 07 julho 2017

Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado está disponível no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (USP) para o Projeto Temático “Dimensões US-Biota-São Paulo: Integrando as dimensões da biodiversidade microbiana ao longo da mudança de uso da terra em florestas tropicais”. Prazo de inscrição vai até 14 de julho de 2017.

Supervisionado pela professora Tsai Siu Mui, o projeto visa estudar Bacteria/Archaea envolvidas no consumo/emissão de metano em solos sob diferentes usos da terra em comparação com a floresta natural. Serão investigados vários recursos metabólicos por meio da modelagem in silico e integração funcional de dados -omics.

Os candidatos devem apresentar conhecimento prévio em microbiologia ou áreas correlatas e também ter habilidades em análises independentes da cultura de comunidades microbianas, como extração de DNA/RNA, sequenciamento de DNA, bioinformática, modelagem e análises estatísticas.

Além disso, é desejável conhecimentos em software e plataformas para análises em larga escala (MG-RAST, QIIME, IMG/M, entre outros) e também conhecimentos em diferentes linguagens computacionais como Python, Unix E R para análises estatísticas e modelagem. O bolsista será envolvido em todas as etapas da aquisição de dados microbiológicos, usando 12CH4 e 13CH4, incluindo a participação em expedições.

Os candidatos deverão mandar e-mail para tsai@cena.usp.br com a seguinte documentação anexada: duas cartas de referência, curriculum com artigos publicados evidenciando as habilidades para conduzir o projeto e resumo da tese de doutorado.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1643.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O bolsista selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP