Notícia

Revista Amazônia

Pós-doutorado em Ecologia Isotópica na USP com Bolsa da FAPESP

Publicado em 17 julho 2017

Agência FAPESP – O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP) abriu uma vaga de pós-doutorado para o Projeto Temático “Dimensões US-BIOTA-São Paulo: Integração das dimensões da biodiversidade microbiana através da mudança de uso da terra nas florestas tropicais”. Prazo de inscrição termina em 21 de julho de 2017.

A pesquisadora responsável pelo Temático – que se desenvolve no âmbito do acordo de cooperação com o programa Dimensions of Biodiversity da National Science Foundation – é Tsai Siu Mui e o pesquisador principal e supervisor é Plinio Barbosa de Camargo.

A pesquisa visa avaliar aspectos da produção de metano, medindo a taxa de produção ou a concentração de metano no solo. Em seguida, será verificado como essa taxa/concentração varia com a disponibilidade do substrato e as condições ambientais ou ao longo do tempo, para determinar a sensibilidade da produção de metano às mudanças.

O pós-doutorando estará envolvido em todas as etapas de produção e consumo de metano ao longo do tempo. Para atender tal demanda, o pós-doutor deve apresentar familiaridade com a troca de gás e também ter habilidades em mudanças ambientais na Amazônia. A participação em expedições é necessária.

As candidaturas serão feitas exclusivamente por e-mail, para pcamargo@cena.usp.br e tsai@cena.usp.br, com a seguinte documentação anexada: carta de motivação, duas cartas de referência, curriculum com artigos publicados e evidenciando as habilidades para conduzir o projeto, resumo da tese de doutorado.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1653.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.

Agência FAPESP