O Projeto Temático “Transição para sustentabilidade e o nexo água-agricultura-energia: explorando uma abordagem integradora com casos de estudo nos biomas Cerrado e Caatinga”, conduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem disponível uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado. A inscrição está aberta até 15 de dezembro de 2019.
O bolsista trabalhará com pesquisas de campo e laboratório para determinar as potenciais fontes de água para vegetação típica dos biomas Cerrado e Caatinga com ocorrência na bacia do rio São Francisco, por meio de análises de isótopos de oxigênio e hidrogênio.
Os candidatos devem ter doutorado em Ciências do Sistema Terrestre, Eco-hidrologia, Agronomia, Meteorologia, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Física do Solo, Ecologia, Biologia ou áreas afins.
São exigidos experiência prévia em trabalhos de campo e análises isotópicas e conhecimento prático em R, Phyton ou similar. Experiência com sensoriamento remoto e/ou modelagem SVAT não é obrigatória, mas desejável.
Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para a pesquisadora principal da oportunidade, a professora Laura De Simone Borma (laura.borma@inpe.br).
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3284.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.