Notícia

TN Petróleo online

Pós-doutorado em divulgação científica com bolsa da Fapesp

Publicado em 04 outubro 2018

Um projeto de pesquisa no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece uma oportunidade de pós-doutorado em divulgação científica com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina no dia 15 de outubro de 2018.

A vaga é no Projeto Temático "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica", coordenado pelo professor Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza.

O projeto tem como objetivo a produção de novos materiais com atividade eletrocatalítica e a sua aplicação em sensores eletroquímicos de análise e em processos avançados de tratamento de efluentes. Além da divulgação dos conhecimentos científicos produzidos para os pares por meio de artigos científicos, a disseminação dos resultados obtidos ocorrerá também por meio da divulgação científica.

O bolsista atuará no desenvolvimento de pesquisas sobre divulgação científica e o ensino de físico-química na educação básica. Espera-se que o selecionado saiba delinear questões de pesquisa e projetar estratégias de coleta de dados que possibilitem desenvolver atividades de divulgação científica e de educação química com publicação dos resultados em periódicos nacionais e internacionais da área de Educação Química.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail marcoslanza@usp.br, anexando: curriculum vitae, carta de interesse e plano de trabalho de quatro propostas de pesquisa relacionadas aos temas de divulgação científica e educação química.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2378.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Redação/Assessoria Fapesp