Notícia

Planeta Universitário

Pós-doutorado em dinâmica orbital e planetologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 19 março 2018

O Projeto Temático “A Relevância dos Pequenos Corpos em Dinâmica Orbital” tem cinco vagas para pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP. As atividades serão desenvolvidas no Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Guaratinguetá, e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos.

As inscrições podem ser feitas até 20 de março de 2018. O Temático é coordenado pelo professor Othon Cabo Winter.

Os bolsistas trabalharão com análises de órbitas de satélites e anéis planetários a partir de dados obtidos de missões espaciais, acoplamento spin-órbita em dinâmica do Sistema Solar, estudo da dinâmica e atitude de missão espacial a um sistema triplo de asteroide, dinâmica envolvendo pequenos corpos em “close approach” e formação planetária.

Os interessados deverão enviar carta declarando o projeto de interesse e o curriculum vitae com a lista de publicações para a professora Silvia Giuliatti Winter (giuliattiwinter@gmail.com).

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1945.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

Agência FAPESP