Notícia

TN Petróleo online

Pós-doutorado em detecção de vazamentos de gás com bolsa da Fapesp

Publicado em 20 setembro 2018

O Centro de Pesquisa de Inovação em Gás (RCGI) oferece uma vaga de pós-doutorado, sob coordenação do professor Júlio Romano Meneghini. O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) financiado pela FAPESP e pela Shell, com sede na Escola Politécnica (Poli) da USP. As inscrições devem ser feitas até 22 de setembro de 2018.

O objetivo principal do projeto de pós-doutorado é estudar métodos de detecção baseados na teoria estatística/probabilística aplicados à detecção de vazamentos de gás em operações de captura e armazenamento de CO2, em instalações subaquáticas.

O pós-doutorando vai analisar a literatura recente sobre a formação e detecção de bolhas em meios líquidos e sua propagação em termos de sinal acústico; desenhará e conduzirá experimentos em tanques para teste e validação dos métodos desenvolvidos.

O candidato deve ser especialista no nível de doutorado em Estatística ou Matemática Aplicada, com experiência em métodos probabilísticos e teoria das decisões. Experiência com processamento de sinais acústicos é um diferencial.

As inscrições podem ser feitas pelo site do RCGI (REF 18PDR087). Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/2337.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.