Notícia

Revista TAE - Tratamento de água e efluentes

Pós-doutorado em criopreservação e biodiversidade de microalgas

Publicado em 10 abril 2019

Por Agência FAPESP

O Projeto Temático "Bioprospecção, caracterização e otimização de microalgas brasileiras para a biofixação de CO2 e produção de biomoléculas de importância comercial" disponibiliza duas vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP nos laboratórios de Ficologia e de Biotecnologia de Algas do Departamento de Botânica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As inscrições devem ser feitas até 20 de abril de 2019.

Para uma das vagas, a pessoa selecionada desenvolverá o subprojeto “Aplicação da Biodiversidade de Microalgas nativas do Brasil: importância dos aspectos taxonômico, sistemático e filogenia molecular”. A outra vaga é para desenvolver o subprojeto “Influência do estado fisiológico no congelamento de microalgas de água doce: obtenção das melhores taxas de viabilidade e medidas de estabilidade funcional das amostras após congelamento”.

Os candidatos devem ter doutorado em botânica, ecologia ou áreas afins, concluído há menos de sete anos da data-limite para inscrição. É necessário experiência na área de ficologia, com o domínio em taxonomia, filogenia, técnicas de criopreservação e manutenção de cultivos axênicos de microalgas de água doce.

Os interessados poderão se candidatar às vagas enviando carta de interesse, curriculum vitae, cópias do título de doutor e do resumo da tese para o e-mail da coordenadora do projeto, a professora Ana Teresa Lombardi (lombardi@ufscar.br).

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2775 e www.fapesp.br/oportunidades/2776.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.