Notícia

Canal Rio Claro

Pós-Doutorado em controle de formigas cortadeiras

Publicado em 19 abril 2016

O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro oferecem oportunidade de Pós-Doutorado em controle de formigas cortadeiras com bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 30 de abril.

Os bolsistas integrarão a equipe do projeto temático "ESTUDOS INTEGRADOS PARA O CONTROLE DE FORMIGAS CORTADEIRAS", um auxílio à pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O principal objetivo do projeto temático é controlar a atividade de formigas cortadeiras visando reduzir a sua ação como praga agrícola e formação de recursos humanos. Três bolsas têm como objetivos específicos: A) obtenção de produtos naturais, seus efeitos tóxicos sobre formigas cortadeiras, seu fungo simbionte, leveduras presentes no formigueiro, efeito de inibição de enzimas, em laboratório e no campo, incluindo compostos complexado com metais (metalo-inseticidas luminescentes inteligentes) e microencapsulados visando aumentar a atividade inseticida e fungicida, conhecer os mecanismos de ações e os seus sítios ativos; B) imobilizações de enzimas em fase sólida de cromatografia líquida de alta eficiência e construir microeletrodo modificados com as mesmas (pectina esterase e xilanase de recombinantes de fungo simbionte e outras envolvidas nos mecanismos de ação inseticida) e expressão destas enzimas a partir das formigas e seus microrganismos associados. A quarta bolsa tem como objetivo a utilização da microscopia como ferramenta para avaliação de alterações celulares analisadas ao nível ultra estrutural e ao microscópio confocal de formigas-cortadeiras expostas a agrotóxicos não específicos.

Os bolsistas selecionados para as bolsas 1-3 trabalharão nos laboratórios coordenados pelos profs. Drs. João B. Fernandes, Paulo Cezar Vieira, Maria Fátima das G. Fernandes da Silva, Dulce Helena Ferreira de Souza e Ronaldo Cenzi Faria no Departamento de Química da UFSCar (DQ), nas áreas de interface de produtos naturais, microeletrodos e enzimologia. O bolsista selecionado para a bolsa 4 trabalhará no Centro de Estudos de Insetos Sociais do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro/SP (IB) coordenado pelo Dr. Odair Correa Bueno, na área de microscopia confocal de formigas cortadeiras expostas a agrotóxicos. Todos os bolsistas desenvolverão pesquisa com particular ênfase no controle de formigas cortadeiras.

As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail. Os candidatos deverão enviar carta de interesse indicando se o interesse é pelas bolsas de São Carlos ou Rio Claro e curriculum vitae atualizado, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto para o endereço do coordenador do projeto temático djbf@ufscar.br.

Requisitos para a candidatura - O candidato deverá atender aos seguintes requisitos:

- Ter doutorado em áreas de Química Orgânica, Bioquímica, Biologia e afins;

- Ter obtido o título de doutor há no máximo 7 anos;

- O candidato deverá possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto;

- O candidato para a bolsa em Rio Claro deverão possuir experiência comprovada com trabalhos publicados na área do projeto e sobre o grupo taxonômico alvo do mesmo (formigas); o candidato deverá também possuir experiência comprovada na área de Biologia Celular e Molecular, com conhecimento de técnicas de Microscopias:  óptica, eletrônica e confocal, aplicadas no estudo do grupo taxonômico alvo do subprojeto.

- É desejável que o candidato tenha fluência em inglês;

- O candidato deverá dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto;

- Não ter vínculo empregatício;

- Não estar recebendo bolsa de pós-doutorado;

- O candidato deverá ter habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e auxiliar nas atividades de rotina ligadas diretamente ao desenvolvimento do projeto;

- O candidato deverá estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela FAPESP.

- Sumula curricular;

- Carta de recomendação de profissionais da área;

- Relato de experiência profissional e motivação quanto à função a ser exercida;

- Cópia de três artigos que considera importante na área do edital.

Seleção

A seleção do bolsista deverá ser realizada através da análise da documentação recebida;

Resultado

O resultado será enviado ao candidato por meio de email a partir do dia 10/05/2016.

Bolsa

O candidato selecionado receberá financiamento pela FAPESP, sendo contemplado com uma bolsa de pós-doutorado, com duração de 12 meses, com possibilidade de mais 3 renovações de 12 meses cada.

Início das atividades

O candidato selecionado deverá estar apto a iniciar as atividades tão logo seja aprovada a sua candidatura pela FAPESP.

Por: Redação Canal Rio Claro