Notícia

São Carlos Oficial

Pós-Doutorado em controle de formigas cortadeiras tem vagas com bolsas em São Carlos e Rio Claro

Publicado em 25 abril 2016

O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar e o Instituto de Biociências (IB) da Unesp de Rio Claro oferecem quatro vagas para Pós-Doutorado em controle de formigas cortadeiras, com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O prazo de inscrição vai até 30 de abril.

Os bolsistas integrarão a equipe do projeto temático “Estudos Integrados para o Controle de Formigas Cortadeiras”, um auxílio à pesquisa vinculado à Fapesp. O principal objetivo desse projeto é controlar a atividade de formigas cortadeiras visando reduzir a sua ação como praga agrícola e, também, formação de recursos humanos.

Ao todo, são quatro bolsas. Os bolsistas selecionados para as bolsas 1-3 trabalharão nos laboratórios coordenados pelos professores João B. Fernandes (coordenador do projeto temático), Paulo Cezar Vieira, Maria Fátima das G. Fernandes da Silva, Dulce Helena Ferreira de Souza e Ronaldo Cenzi Faria, no Departamento de Química da UFSCar (DQ), nas áreas de interface de produtos naturais, microeletrodos e enzimologia. O bolsista selecionado para a bolsa 4 trabalhará no Centro de Estudos de Insetos Sociais do IB da Unesp, coordenado pelo professor Odair Correa Bueno, na área de microscopia confocal de formigas cortadeiras expostas a agrotóxicos. Todos os bolsistas desenvolverão pesquisa com particular ênfase no controle de formigas cortadeiras.

As inscrições são feitas exclusivamente por email. Os candidatos devem enviar carta de interesse, indicando se o interesse é pelas bolsas de São Carlos ou Rio Claro, e currículo atualizado, incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto para o endereço do coordenador do projeto temático djbf@ufscar.br.