Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Clínica Médica na USP com Bolsa da FAPESP

Publicado em 15 maio 2017

Agência FAPESP – O Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado em Clínica Médica com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 16 de maio. As bolsas estão vinculadas ao Projeto Temático “ Avaliação da relevância do monitoramento dos níveis sanguíneos comparados aos níveis salivares de drogas utilizadas em doenças autoimunes reumatológicas: aderência e compreensão de possíveis mecanismos envolvidos na eficácia e nos efeitos adversos ”, que tem Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá como pesquisadora responsável. Os candidatos devem ter titulação nas áreas de Medicina, Farmácia, Biologia ou Biomedicina.

O projeto pretende utilizar o monitoramento dos níveis da droga, embasado em estudos farmacocinéticos e de modelística farmacocinética/farmacodinâmica, para ampliar a compreensão dos possíveis mecanismos celulares, teciduais e imunológicos envolvidos na eficácia e nos efeitos adversos dessas drogas com a perspectiva de reduzir os danos e manter a eficácia terapêutica.

A cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) associada à espectrometria de massa, que será utilizada para avaliar hidroxicloroquina, talidomida e glicocorticoides, é considerada a tecnologia padrão-ouro na análise qualitativa e quantitativa de fármacos no sangue e sua comparação com a dosagem na saliva é um avanço na simplificação do processo.

A implantação dessa metodologia destinada à pesquisa, com a necessária capacitação de recursos humanos, permitirá ainda a padronização e disponibilização dessa tecnologia avançada para outros projetos multidisciplinares em diversas áreas da ciência.

Para os agentes biológicos o enfoque será a compreensão do possível papel dos anticorpos anti-TNF na perda de sua eficácia, utilizando a metodologia de ELISA tipo captura.

O Projeto Temático será dividido em quatro seções com seus respectivos subprojetos, conforme as medicações que serão estudadas: hidroxicloroquina, talidomida, glicocorticoides e agentes biológicos.

Os interessados deverão enviar curriculum vitae, carta de apresentação explicando as razões do interesse no projeto e duas cartas de recomendação para o e-mail reumatologia.fmusp@hc.fm.usp.br aos cuidados de Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá e Clovis Artur Almeida da Silva, comunicando o interesse em participar do processo seletivo.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1535/ .

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd .

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.