Notícia

Agora Região

Pós-doutorado em ciência política na Unicamp

Publicado em 02 setembro 2021

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o Projeto Temático “A qualidade da democracia no Brasil: representação política, partidos e o sistema de integridade”. Inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (06/09).

O projeto, conduzido no Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas (Cesop-Unicamp), tem duas orientações que interconectam instituições políticas formais e o comportamento dos indivíduos. A primeira é contextual institucional, com o objetivo de analisar mecanismos e instituições que produzem a prestação de contas democrática, como os efeitos de sistemas eleitorais específicos, as regras de organização dos sistemas partidários, o volume e a natureza das alternativas que se apresentam em eleições.

A segunda orientação diz respeito ao comportamento político e eleitoral, visando avaliar o impacto dos contextos comparados institucionais eleitorais e partidários sobre as escolhas e incentivos dos indivíduos com relação às instituições e ao funcionamento da democracia.

O bolsista terá a oportunidade de estudar o funcionamento da democracia, com ênfase no sistema representativo, nas democracias partidárias e nas transformações recentes da política democrática em perspectiva comparada.

O bolsista se envolverá com a participação em eventos científicos, publicações, com as atividades acadêmicas presenciais e semipresenciais do Cesop e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, incluindo eventualmente a realização de disciplinas associadas ao tema para alunos de graduação e pós-graduação.

Para se candidatar, os interessados podem enviar e-mail para cesop@unicamp.br.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4398.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte Agência Fapesp

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Quimiweb