Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos com bolsa da FAPESP

Publicado em 26 janeiro 2015

Agência FAPESP - A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP) tem uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos para pesquisa em colaboração com a University of Copenhagen, na Dinamarca.

 

O pesquisador selecionado atuará no âmbito do projeto temáticoBioactive components from by-products of food processing used in a synbiotic approach for improving human health and well-being (BioSyn), realizado com o apoio da FAPESP e do Danish Council for Strategic Research.

 

O projeto tem como objetivo principal o aproveitamento de resíduos do processamento de frutas e de outros vegetais e a recuperação de seus componentes bioativos para a incorporação em alimentos funcionais, em particular alimentos simbióticos, que contêm probióticos microrganismos vivos que podem trazer benefícios à saúde e prebióticos que alimentam os microrganismos que povoam o intestino.

 

Interessados em se candidatar à bolsa devem ter título de doutor há no máximo sete anos e destacado desempenho na área de verificação de efeitos benéficos à saúde de produtos probióticos ou prebióticos de origem vegetal.

 

Também se espera experiência no desenvolvimento de produtos fermentados à base de soja, em ensaios de resistência de microrganismos probióticos às condições gastrintestinais simuladas in vitro e na condução de ensaios em animais e humanos. Os candidatos devem apresentar importante produção científica na área e comprovar sua experiência.

 

Interessados devem entrar em contato com a coordenadora do projeto, Susana Marta Isay Saad, pelo e-mail susaad@usp.br, anexando carta de interesse, súmula curricular conforme roteiro disponível em www.fapesp.br/5266, cópia do diploma de doutor, carta de referência e cinco artigos científicos de sua autoria publicados na área em que o projeto está inserido.

 

As inscrições podem ser feitas até 28 de janeiro. Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis emwww.fapesp.br/oportunidades/750.

 

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá bolsa de pós-doutorado da FAPESP, no valor de R$ 6.143,40 mensais, e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

 

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a auxílio-instalação. Mais informações sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

 

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, emwww.fapesp.br/oportunidades.