Notícia

RedeNotícia

Pós-doutorado em Ciência dos Alimentos com bolsa da FAPESP

Publicado em 12 junho 2015

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC, da sigla em inglês), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, dispõe de duas oportunidades de bolsa de pós-doutorado na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. A data-limite para inscrições é 15 de junho.

O FoRC tem como objetivo desenvolver pesquisa fundamental, estratégica e aplicada, beneficiando o agronegócio brasileiro, consumidores, responsáveis por políticas públicas e agências reguladoras, promovendo um grande impacto sócioeconômico no país.

As duas bolsas de pós-doutorado são para o desenvolvimento de pesquisa no Laboratório de Química, Bioquímica e Biologia Molecular de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP)

Uma das bolsas está direcionada para o desenvolvimento do plano de pesquisa “Functional analysis of the transcriptomic profile of banana fruits from a biodiversity surrounded plot” referente ao pilar de pesquisa Sistemas Biológicos em Alimentos.

A oportunidade está aberta a recém-doutores portadores do título há no máximo sete anos com destacado desempenho nas áreas de bioquímica e fisiologia de frutos, de preferência com prática em experimentos de campo, que serão realizados para a obtenção de amostras em parcelas com e sem Mata Atlântica no entorno. A análise do transcriptoma será realizada, comparativamente, utilizando-se a técnica de RNA-seq.

O candidato deverá enviar sua documentação por e-mail para forc@usp.br, colocando no assunto “FoRC PD transcript”. As cartas de recomendação devem ser enviadas diretamente pelo autor para o mesmo e-mail.

A oportunidade está publicada em: www.fapesp.br/oportunidades/844.

A outra bolsa de pós-doutorado está direcionada para o desenvolvimento do plano de pesquisa “Molecular characterization of entophytes bacterial communities in bananas cultivated under Atlantic Rainforest biodiversity proximity and their correlation with quality attributes” igualmente referente à área de Sistemas Biológicos em Alimentos.

A oportunidade também está aberta a recém-doutores portadores do título há no máximo sete anos com destacado desempenho na área de bioquímica e fisiologia de frutos, preferencialmente com prática em experimentos de campo, que serão conduzidos para a obtenção de amostras em parcelas com e sem Mata Atlântica no entorno, na região de Sete Barras, Vale do Ribeira/SP.

A caracterização molecular das comunidades de bactérias endofíticas será realizada a partir do isolamento de DNA bacteriano e sequenciamento de alto rendimento do rRNA 16S. A análise de dados deve buscar identificar correlações entre as comunidades bacterianas encontradas e os parâmetros bioquímicos e fisiológicos das bananas.

O candidato deverá enviar sua documentação por e-mail para forc@usp.br, colocando no assunto “FoRC PD Banana”. As cartas de recomendação devem ser enviadas diretamente pelo autor para o mesmo e-mail.

A oportunidade está publicada em: www.fapesp.br/oportunidades/843.

Os resultados dos processos seletivos serão divulgados até o dia 02/07/2015, por meio eletrônico.

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades. .