Notícia

Esteta

Pós-Doutorado em Ciência da Computação com bolsa da FAPESP

Publicado em 13 junho 2016

O Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES, na sigla em inglês), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece uma vaga de Pós-Doutorado com bolsa da Fundação. O prazo para envio de inscrições termina no dia 15 de junho.

O candidato selecionado desenvolverá suas atividades de pesquisa no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp), junto à equipe do projeto “Difusão de Mensagens Ordenadas Totalmente Assistida por Hardware”.

Entre as questões que o estudo buscará responder estão as seguintes: é possível remover o protocolo de ordenação total de mensagens do caminho crítico de computação/comunicação percorrido por aplicações de data centers por meio da implementação de uma versão desses protocolos em hardware? É possível obter uma implementação que não aumente o uso de recursos do data center, como energia, armazenamento e computação? Qual é a melhor abordagem, científica e tecnológica, para internalizar a implementação do protocolo de ordenação total de mensagens em um dispositivo de rede?

Para candidatar-se, é necessário ter PhD em Ciência ou Engenharia da Computação (ou uma estimativa da data de defesa da tese) e enviar CV para guido@ic.unicamp.br.

Mais informações sobre o CEPID CCES estão em escience.org.br ecepid.fapesp.br/centro/13.

A oportunidade está publicada na íntegra em fapesp.br/oportunidades/1137.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP