Notícia

JC Notícias

Pós-doutorado em ciência cidadã com bolsa da Fapesp

Publicado em 16 outubro 2019

Projeto desenvolvido na Poli-USP propõe a criação de uma plataforma computacional para viabilizar a participação de voluntários na coleta, análise e compartilhamento de dados sobre a ecologia de polinizadores. Inscrições serão recebidas até 20 de outubro

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp está disponível para o Projeto Temático “Salvaguardando serviços de polinização em um mundo em mudança: teoria na prática (SURPASS2)”, conduzido no Departamento de Engenharia e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Inscrições serão recebidas até 20 de outubro de 2019.

O bolsista vai participar da criação de uma plataforma de “Ciência Cidadã” – que visa viabilizar a participação voluntária de várias pessoas na obtenção de dados, análise e compartilhamento de informações – a fim de gerar dados em larga escala para estudos sobre a ecologia de polinizadores, principalmente abelhas. Além de garantir a divulgação da ferramenta para um público amplo e gerenciar o banco de dados, o bolsista vai avaliar a qualidade dos dados obtidos e realizar comparações com dados obtidos por metodologias tradicionais.

O candidato deve ter doutorado em Agronomia, Ciências Biológicas, Ecologia, Zoologia ou campo relacionado, além de habilidade demonstrada para publicar em revistas científicas de alto impacto.

Exige-se experiência em um ou mais dos seguintes campos: ciência cidadã ou programas de extensão, coleta de dados em campo em estudos sobre polinizadores, análise de dados moleculares, conservação de abelhas e polinizadores, modelagem estatística e programação em linguagem R. Experiência com pesquisa e conservação de abelhas sem ferrão (Meliponini) e com meliponicultores será considerada um diferencial.

A inscrição deve ser enviada para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Antonio Mauro Saraiva (saraiva@usp.br), com o assunto: “Application PD Citizen Science and Pollinators”. Ao e-mail devem ser anexados carta de interesse, curriculum vitae, um trabalho publicado ou capítulo de tese, duas cartas de recomendação de supervisor ou orientador e link para ORCID, Google Scholar ou ResearcherID.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3201.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp