Notícia

Plantão News (MT)

Pós-doutorado em cardiologia e em engenharia biomédica com Bolsa da Fapesp

Publicado em 25 fevereiro 2018

Estão abertas, até 28 de fevereiro de 2018, as inscrições para duas oportunidades de pós-doutorado com Bolsa da Fapesp junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC).

Uma das vagas é para trabalhar na área de Cardiologia no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O bolsista deverá identificar variantes genéticas que influenciam fenótipos complexos associados a pressão sanguínea e hipertensão arterial. Juntamente com um colaborador da University of Texas Southwestern Medical Center, o projeto realizará uma pesquisa do genoma para identificar e caracterizar genes que influenciam fenótipos de pressão arterial.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o candidato deve ter vasta experiência em selecionar variantes deletérias em genes candidatos utilizando análise de sequenciamento total do exoma e genoma humano em indivíduos com fenótipos extremos. Também deve ter experiência em modelos de regressão (misto poligênico para avaliação de fenótipos complexos) para obter a razão de risco de variantes genéticas candidatas e criar um “score” de risco para o fenótipo.

A outra vaga é para o subprojeto “Algoritmos de reconstrução tomográfica em mamografia por ultrassom”, junto ao Laboratório de Engenharia Biomédica na Escola Politécnica da USP, sob a supervisão do professor Sérgio Shiguemi Furuie.

O bolsista atuará no desenvolvimento de algoritmos e de instrumentação eletrônica para a reconstrução tomográfica a partir de ondas acústicas espalhadas, as quais serão coletadas por uma rede de transdutores distribuídos ao redor de órgãos. Os algoritmos envolvem a solução do problema inverso não linear baseado na equação de Helmholtz.

Os candidatos interessados nas vagas devem enviar currículo com no máximo duas páginas e uma carta de apresentação para o e-mail do professor coordenador do INCT-MACC, José Eduardo Krieger (krieger@incor.usp.br).

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1925 e www.fapesp.br/oportunidades/1929.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp