Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fapesp está disponível no Projeto Temático “Investigações sobre etiopatogenia, fisiopatologia e terapêutica em humanos e em modelo experimental com a cardiomiopatia da doença de Chagas”, conduzido no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. O prazo de inscrição termina no dia 1º de setembro de 2018.
O estudo tem como objetivo principal identificar alterações da variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos cronicamente infectados pelo Trypanosoma cruzi, relacionando com as formas indeterminada e cardíaca da doença de Chagas que melhor se correlacionem com o prognóstico da doença.
Para isso, serão utilizados diversos índices de variabilidade da frequência cardíaca, provenientes de diferentes famílias de métodos, entre eles: estatísticos (no domínio do tempo), análise espectral (domínio da frequência), medidas de complexidade fisiológica, análise de autossimilaridade (fractalidade) de séries temporais, estudo de dinâmica simbólica e quantificação de dinâmicas caóticas.
O candidato deve ter título de doutor em ciências. São exigidos para a vaga conhecimento sobre os procedimentos necessários para o registro e processamento do eletrocardiograma em seres humanos; experiência com análise da variabilidade da frequência cardíaca, em especial com avaliação da complexidade cardiovascular; experiência com uso de métodos estatísticos de correlação e classificação de dados, em especial com algoritmos de aprendizado de máquina, tais como redes neurais artificiais, árvores de decisão, classificação baseada em instância, entre outros; e habilidades de programação computacional (Java, C/C++, Matlab ou outra linguagem computacional equivalente).
A inscrição pode ser feita enviando e-mail para o professor coordenador do projeto, José Antonio Marim-Neto (marin_neto@yahoo.com). Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2266.
A vaga de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado estão disponíveis aqui.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.
Agência Fapesp