Notícia

Quimiweb

Pós-doutorado em bioquímica na Unifesp

Publicado em 17 março 2021

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Sistemas hormonais nas doenças renais e cardiovasculares: da biologia celular a novos paradigmas fisiológicos com avanços para a terapêutica” oferece duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até 24 de março de 2021.

As atividades serão realizadas na Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, e no Instituto de Ciência e Tecnologia, em São José dos Campos, ambos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O selecionado para a primeira vaga participará de estudo que tem como objetivo evidenciar as proteínas que são diferencialmente reguladas quando as células CHO-ECA são tratadas com o inibidor da ECA captopril, delineando a rede de sinalização desencadeada por este inibidor, e detectando os efeitos que não são explicados apenas em termos de bloqueio da atividade catalítica da enzima.

O candidato deve ter experiência prévia comprovada em cultura de células, biologia molecular, enzimologia, espectrometria de massas e experiência internacional comprovada.

Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail casarini.elena@unifesp.br os seguintes documentos em formato PDF: carta de interesse, link para o currículo Lattes e duas cartas de recomendação. O título do e-mail deve ser “Inscrição para bolsa Pós-Doc FAPESP”.

A segunda oportunidade é para trabalhar no subprojeto “Papel protetor do exercício aeróbio no desenvolvimento da hipertrofia cardíaca patológica decorrente do estresse crônico, em modelo animal”, em que serão analisados função e estrutura cardíaca, sistema renina-angiotensina, vias de sinalização das proteínas quinases ativadas por mitógenos e do complexo enzimático NADPH oxidase.

São requisitos para a vaga ter formação na área da saúde ou afins e título de doutorado obtido nos últimos sete anos. O candidato deve ter experiência em pesquisas envolvendo sistema cardiovascular e estresse oxidativo, experimentação animal, treinamento físico, biologia molecular, bom histórico de publicações e experiência internacional comprovada.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ts.cunha@unifesp.br, com os mesmos documentos e título da primeira vaga.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4167 e www.fapesp.br/oportunidades/4168.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP