Notícia

Jornal da Ciência online

Pós-doutorado em Biologia de Anfíbios com bolsa da Fapesp

Publicado em 05 fevereiro 2019

Por Agência FAPESP

O projeto de pesquisa “Cores escondidas na floresta: genética evolutiva dos padrões de cores de anuros neotropicais” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP no Laboratório de Herpetologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro. O prazo de inscrição vai até 25 de fevereiro de 2019.

Algumas partes do projeto serão realizadas na Universidade do Porto, Portugal, e o candidato deverá ter disponibilidade para passar algumas temporadas nesse país. A duração inicial da bolsa é de dois anos.

O projeto investigará as bases genéticas e processos evolutivos da variação dos padrões de coloração em anfíbios. Para isso, estão previstas como principais atividades: 1) realizar análises de associação fenótipo/genótipo utilizando técnicas de sequenciamento de DNA de alto rendimento, incluindo captura de exoma e sequenciamento de RNA; 2) estudar a expressão gênica de loci candidatos em diferentes estágios de desenvolvimento; e 3) contrastar os padrões de mudança de frequência alélica ao longo da zona de contato entre loci (locais no cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético) candidatos e outros loci aleatoriamente distribuídos no genoma.

O candidato deve ter obtido doutorado há menos de dois anos em Zoologia e ter publicado pelo menos um artigo oriundo do doutorado em periódicos internacionais e de alto impacto. Devido à natureza interdisciplinar do projeto, é necessário que o candidato tenha experiência com sequenciamento de alto rendimento, análises morfológicas e bioacústicas de anuros neotropicais, sendo altamente desejável experiência com a família Hylidae.

Interessados devem mandar o curriculum vitae para o coordenador do projeto, o professor Célio Haddad (haddad1000@gmail.com), com o assunto em maiúsculo: “APLICAÇÃO PARA VAGA DE PÓS-DOUTORADO”. O resultado será divulgado em até duas semanas após o prazo final das inscrições, no e-mail dos candidatos.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2604.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp