Notícia

TN Petróleo online

Pós-doutorado em bioenergia no Instituto de Química da USP

Publicado em 18 agosto 2020

Uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado está disponível pelo projeto “Análise de biocombustíveis em mercados emergentes”, vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O prazo de inscrição acaba no dia 30 de agosto de 2020.

Conduzido no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), o projeto tem como objetivo desenvolver e implementar uma metodologia para avaliar a produção de biocombustíveis nos países em desenvolvimento, levando em consideração os conceitos de acoplamento de sustentabilidade Techno-Economic Assessment, Life-Cycle Analysis e Exergy Analysis.

Os candidatos devem ter histórico comprovado em simulação de processos, análise técnico-econômica, análise de ciclo de vida e análise de energia de sistemas industriais. Experiência anterior em bioenergia, matéria-prima de bioenergia e avaliação de sustentabilidade também é desejável. Habilidades em TI como R, Java, JavaScript, MySQL e html serão uma vantagem.

Os interessados devem enviar currículo, carta de apresentação, dois nomes de referência e seus endereços de e-mail para o e-mail da pesquisadora principal da oportunidade, a professora Glaucia Mendes Souza (glmsouza@iq.usp.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3800.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Redação/Assessoria Fapesp