Notícia

Portal Macaúba

Pós-doutorado em biocombustíveis na Unicamp

Publicado em 18 fevereiro 2021

O Projeto Temático “Equilíbrio e processos de produção de biocombustíveis e bioprodutos” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 28 de fevereiro de 2021.

As atividades do projeto são conduzidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp). O projeto é coordenado pelo professor Antonio José de Almeida Meirelles.

O pesquisador irá sintetizar e caracterizar líquidos iônicos (LI) para aplicá-los em sistemas contendo óleo vegetal, água, bioetanol e biodiesel, avaliará e modelará o equilíbrio líquido-líquido de sistemas envolvidos na extração, refino e na catálise homogênea de óleos vegetais, determinará e modelará propriedades, tais como temperatura de fusão, ponto de fulgor, viscosidade e densidade de biodiesel adicionado de LI (como aditivos).

Os candidatos devem possuir título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior, preferencialmente na área de engenharia de alimentos ou correlatas.

A vaga demanda experiência em síntese, caracterização e aplicação de LI com ênfase em LI próticos derivados de ácidos graxos; equilíbrio de fases de sistemas contendo LI com ênfase em sistemas graxos; técnicas analíticas como cromatografia, DSC, NMR, TGA e FT-IR; e modelagem termodinâmica do equilíbrio de fases e de propriedades físicas com ênfase em sistemas contendo LI.

Os interessados devem enviar e-mail para pd.14212520@gmail.com, contendo súmula curricular, nomeado como “NOME_COMPLETO” e em formato PDF. O assunto do e-mail deve ser “PD Fellowship – Food Engineering” e o nome completo.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4059.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TN Petróleo online