Notícia

Plantão News (MT)

Pós-doutorado em Astrofísica na USP com Bolsa da Fapesp

Publicado em 22 março 2018

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) tem uma vaga de pós-doutorado, com Bolsa da Fapesp, no Projeto Temático “Populações estelares na Via Láctea: bojo, halo, disco e regiões de formação de estrelas; instrumentação para espectroscopia de alta resolução”. Inscrições serão recebidas até 23 de março de 2018.

O projeto investiga as Nuvens de Magalhães e sua estreita ligação com a Via Láctea. Pretende-se criar uma base de dados fotométricos (com complementação espectroscópica) de aglomerados estelares para estudar a interação entre as Nuvens de Magalhães e a Via Láctea, e seus efeitos na formação e dissolução de aglomerados.

A bolsa tem duração de dois anos. No primeiro ano, o bolsista fará observações de imagens fotométricas previstas e preparação de novos pedidos de tempo de observações, além de processamento e calibração de dados.

No segundo ano, publicará os dados parciais, com ampla discussão de suas implicações. Além disso, continuará a preparação de novos pedidos de tempo de observações e de processamento e calibração de dados.

Os interessados pela vaga deverão se inscrever enviando e-mail para a professora coordenadora do projeto, Beatriz Barbuy (b.barbuy@iag.usp.br).

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1955.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site www.fapesp.br/oportunidades.

Agência Fapesp