Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Arqueologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 25 maio 2015

Agência FAPESP – O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP) dispõe de uma oportunidade de pós-doutoramento vinculada ao Projeto Temático “Je landscapes of Southern Brazil (Paisagens Jê do Sul do Brasil: História, Ecologia e Poder numa paisagem transicional durante o Holoceno tardio)”.

O projeto tem apoio da FAPESP e do Arts and Humanities Research Council (AHRC), um dos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, instituição com a qual a Fundação mantém acordo de cooperação.

O bolsista administrará o banco de dados de informação geográfica (SIG) do Temático. O banco de dados será montado a partir da consulta a projetos de arqueologia acadêmica e de arqueologia preventiva depositados em arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nas superintendências de Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro e da alimentação de dados gerados pelo próprio projeto.

Será produzido um mapa básico da distribuição de sítios ao longo da região do projeto, com informações padronizadas do tipo, forma e tamanho dos sítios. Em nível regional, serão produzidos mapas detalhados para analisar a distribuição de sítios em função de variáveis como fontes de recursos, hidrografia, tipos de solo e topografia, buscando produzir correlações estatísticas entre localização dos sítios, suas estruturas (tipo, tamanho e forma) e a articulação com outros sítios próximos.

O bolsista também coordenará sessões de campo em Ubirici (SC) e supervisionará técnicos e estudantes que realizarão análise de material cerâmico proveniente do projeto.

Os candidatos devem ter, entre outras exigências, doutorado em Arqueologia ou área correlata, conhecimento na arqueologia dos grupos Jê Meridionais, experiência em todas as etapas da pesquisa arqueológica e domínio do ARCGis Desktop.

É desejável experiência em análise microbotânica, análise de material cerâmico e lítico e na escavação e coleta de microvestígios botânicos, bem como no uso de equipamentos como GPS RTK e Estação Total. A data-limite para inscrição é 8 de junho de 2015.

Os candidatos devem enviar carta de interesse , curriculum vitae e dois contatos de referência para o professor Paulo DeBlasis (lar.mae@usp.br), pesquisador principal do Projeto Temático.

A oportunidade está publicada em: http://fapesp.br/oportunidades/830. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/bolsas/oportunidades.