Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Ambiente e Sociedade com Bolsa da FAPESP

Publicado em 05 outubro 2015

Agência FAPESP – O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, oferece uma oportunidade de vaga em Pós-Doutorado em Ambiente e Sociedade. O prazo de inscrição encerra em 12 de outubro.

A vaga se insere nos estudos a serem desenvolvidos pelo projeto “Food Security and Land Use: The Telecoupling Challenge“, apoiado pela FAPESP e liderado pelos pesquisadores Luiz Antônio Martinelli, do Cena; Mateus Batistella, da Embrapa, e Leila da Costa Ferreira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Unicamp).

A pesquisa tem como objetivo entender os efeitos diretos e indiretos do comércio de commodities e seus feedbacks na segurança alimentar e no uso da terra.

O bolsista deverá ter experiência em compilar e coletar dados socioeconômicos e ambientais em escalas locais, regionais, nacionais e internacionais para quantificar vários fatores que afetam feedbacks entre segurança alimentar e uso da terra.

Também deve ter capacidade para analisar e sintetizar dados multiescala com a finalidade de entender as relações entre os diversos fatores de modo a facilitar a modelagem baseada em agentes.

O bolsista colaborará com o grupo de pesquisadores brasileiros e das demais nações envolvidas na pesquisa, como Estados Unidos, Reino Unido e China.

Entre outros requisitos, o candidato deve ter experiência com pesquisas sobre uso da terra, sensoriamento remoto, geotecnologias, trabalho de campo na área de ambiente e sociedade, comprovada proficiência nos idiomas português e inglês, experiência com pesquisa em banco de dados geoespaciais (coleta, análise e processamento de dados), estatística e conhecimento sobre o mercado internacional de commodities e a inserção do setor agropecuário brasileiro no cenário global.

O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. Na primeira, o candidato terá seu perfil avaliado por meio dos documentos apresentados. Na segunda, os candidatos selecionados serão submetidos a uma entrevista.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/894.

Os candidatos deverão enviar carta de apresentação justificando seu interesse no projeto, cópia da súmula curricular atualizada, cópia do certificado de conclusão do doutorado e duas cartas de recomendação para waldinei@unicamp.br.

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis emwww.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no siteFAPESP-Oportunidades.