Notícia

RedeNotícia

Pós-Doutorado em Agronomia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 07 novembro 2016

Agência FAPESP – O Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Agronomia com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 11 de novembro.

O bolsista integrará a equipe do projeto “Caracterização e Previsão da Produção de Biomassa na Cana-de-Açúcar e Eucalipto no Brasil”, desenvolvido com apoio da FAPESP e da Microsoft Research.

O candidato selecionado irá desenvolver, testar e aplicar modelos para simulações do funcionamento das plantações de crescimento rápido, incluindo ciclos de água e carbono, na escala regional, usando sensoriamento remoto e outras bases de dados de medições, como os oriundos de Eddy-covariance (torre de fluxos). Irá, ainda, parametrizar um modelo existente baseado no crescimento de plantações de eucalipto e explorar o potencial de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto (Modis, Landsat), além de dados de medições de campo para assimilação no modelo.

O projeto envolve a colaboração de vários laboratórios e instituições, tais como o Nipe, o Instituto de Computação da Unicamp, a Embrapa Meio Ambiente, a Universidade Federal de Minas Gerais, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena/USP) e o instituto francês Cirad (UMR Eco&Sols, Montpellier).

O bolsista estará sob a supervisão de Marcelo Galdos, da Unicamp, e de Guerric le Maire, do Cirad (pesquisador visitante Nipe e Embrapa), e irá colaborar com os diferentes pesquisadores envolvidos no projeto.

Os candidatos devem ter o título de doutorado em Ciências do sistema terrestre, Ecofisiologia, Silvicultura ou disciplinas relacionadas; experiência anterior em modelagem baseada em processos de crescimento da vegetação ou modelos complexos semelhantes, confirmada por publicações no assunto; conhecimento prático de Fortran e experiências em outras linguagens de programação (C++, Matlab, R etc.).

A formação mínima inclui, também, capacidade demonstrada para publicar artigos científicos. Experiência com análise de dados de sensoriamento remoto será um diferencial.

Mais informações na oportunidade publicada em: fapesp.br/oportunidades/1300.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação, composto por uma mensalidade adicional e despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 quilômetros. Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.

Informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/boldas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.