Notícia

Esteta

Pós-Doutorado em Agronomia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 02 agosto 2016

O Laboratório de Controle Hormonal do Desenvolvimento Vegetal, do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), oferece duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. A inscrições encerram em 5 de agosto.

O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto Temático ESTASA (Enhancing salt tolerance in tomato crops for advancing sustainable agriculture and food production), coordenado por Lázaro Eustáquio Pereira Peres. O principal objetivo desse projeto é a obtenção de variedades comerciais de tomateiro resistentes à salinidade.

Os candidatos deverão ter doutorado em Fisiologia Vegetal, Bioquímica de Plantas ou Genética de Plantas, excelente capacidade de comunicação em inglês, pensamento crítico, automotivação, capacidade de solucionar problemas, habilidade para trabalhar efetivamente junto a uma equipe multidisciplinar e internacional, além de disciplina para conduzir pesquisa de forma autônoma e supervisar estudantes e/ou técnicos de laboratório. Será dada preferência aos candidatos cuja titulação tenha sido obtida nos últimos três anos.

A primeira bolsa está vinculada ao projeto "Convergence of agronomic traits into wild type salt tolerant tomato species", que tem como objetivo obter uma cultivar comercial de tomateiro a partir de uma espécie selvagem de tomateiro por meio da piramidização de características desejáveis.

A vaga requer, adicionalmente, que o candidato tenha experiência em introgressão de alelos em variedade de Solaneceae, triagem de plantas para características genéticas e fisiológicas relacionadas ao estresse salino e planejamento e delineamento experimental, além de habilidade no uso de softwares estatísticos para a realização de análise de dados, incluindo conhecimento em análise multivariada.

A segunda vaga está vinculada ao projeto "Genetic analyses of a new pathway for transpiration-dependent salinity tolerance in tomato", que tem como objetivo principal a análise dos componentes dessa nova rota de tolerância à salinidade, utilizando materiais com superexpressão ou perda de função desses componentes.

Para candidatar-se a essa vaga os interessados deverão ter experiência em cultura de tecidos e transformação genética de plantas. É desejável experiência com transformação genética de tomateiro via Agrobacterium, biologia molecular; bioinformática (conhecimento das principais ferramentas disponíveis para tomateiro) e cultivo de tomateiro.

Os interessados deverão enviar uma carta de apresentação/interesse com o histórico das atividades profissionais que se relacionam com a vaga de interesse, Súmula Curricular e duas cartas de recomendação para o prof. Lázaro Eustáquio Pereira Peres no endereço lazaro.peres@usp.br, com o assunto "Postdoctoral Fellowship - Plant science related to salt tolerance" ou "Postdoctoral Fellowship - Plant genetic transformation", conforme a vaga pretendida.

A oportunidade está publicada em fapesp.br/oportunidades/1211/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP