Notícia

Agrosoft

Pós-doutorado em agricultura de precisão com bolsa da Fapesp

Publicado em 25 novembro 2019

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP está disponível para o Projeto Temático “Monitoramento de sistemas integrados lavoura-pecuária por meio de sensoriamento remoto e agricultura de precisão para uma produção mais sustentável – rumo à agricultura de baixo carbono”, conduzido no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com coordenação do professor Paulo Sergio Graziano Magalhães.
O prazo de inscrição se encerra no dia 30 de novembro de 2019.

O pós-doutorando será responsável pelo trabalho de campo e pelo gerenciamento das atividades do grupo de pesquisa, entre elas o delineamento das zonas de manejo. Também deverá avaliar se essas zonas são adequadas e específicas para pastagem (o objetivo é aumentar os lucros com ganho de produtividade e/ou redução de insumos).

O candidato selecionado vai lidar com instrumentos e sensores específicos, armazenamento e análise de dados, imagens de sensoriamento remoto (MODIS, Landsat, Sentinel etc.), imagens não orbitais (drones) e sensoriamento proximal. Além disso, deverá desenvolver estratégias de planejamento de amostras, mapas de prescrição de fertilização e balanço de gases de efeito estufa.

São exigidos para a vaga: doutorado em agronomia, engenharia agrícola, engenharia mecânica, ciência da computação ou áreas afins; conhecimento prévio sobre agricultura de precisão e/ou sistemas integrados de produção; conhecimento prático de linguagens de codificação (C ++, Matlab, R etc.); e experiência com SIG. É desejada experiência com análise de dados de sensoriamento remoto.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail jprates@unicamp.br. Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3248.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Fapesp