Notícia

TN Petróleo online

Pós-doutorado em Administração de Sistemas Sustentáveis com bolsa da Fapesp

Publicado em 13 dezembro 2018

Uma oportunidade para pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, está disponível no projeto “Laboratórios de Sustentabilidade Urbana: mapeamento e redução de resíduos nos nexos entre alimentos, energia e água”, conduzido na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Economia da Inovação e Administração de Sistemas Sustentáveis são as áreas em que o bolsista FAPESP de pós-doutorado atuará. O prazo de inscrição termina em 18 de dezembro de 2018.

O projeto tem como objetivo mapear e reduzir substancialmente os resíduos (derivados de ineficiências no uso de recursos) dos nexos entre a produção e o uso de alimentos, água e energia, no âmbito de grandes metrópoles de três continentes: Europa, África e América do Sul.

Além disso, o projeto contribuirá e apoiará, com modelos de uso econômico viáveis, a redução dos resíduos, tornando possível repensá-los como novas fontes de recursos, no âmbito dos nexos entre alimentos, água e energia. Também contribuirá com o estabelecimento de uma nova perspectiva para a formação de redes de empreendedorismo que poderão continuar a trabalhar depois de finalizado o projeto.

A principal competência do bolsista será operar sistemas teórico-conceituais e metodológicos em políticas de sustentabilidade. O candidato poderá ser das áreas técnicas (Engenharias, Química), da Administração ou da Economia.

A inscrição poderá ser feita enviando e-mail para a coordenadora do projeto, a professora Maria Ester Dal-Poz (ester.dalpoz@fca.unicamp.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2100.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.